Acessório para ventilador é opção ecológica ao ar condicionado

KYL venceu concurso de design da Ikea e permite resfriar ambientes usando menos eletricidade



A natureza humana parece ser uma das principais razões pelas quais as pessoas não agem contra o aquecimento global. Deter o problema exige mudanças radicais em nossas práticas cotidianas. Agora, quando a ameaça é tangível e visível, como é o caso da Covid-19, o mundo todo prontamente se mobilizou em novos arranjos (ainda que se mantenham alguns negacionistas). O problema é que as mudanças provocadas pelo aquecimento global acontecem lentamente e, quando forem evidentes, será tarde demais para ações salvadoras. Por isso, o ideal é apostar em pequenas mudanças desde já, comosubstituir o uso de ar condicionado por um ventilador mais equipado.


Os aparelhos de ar condicionado são muito usados no mundo inteiro e não são a opção mais sustentável para refrescar ambientes. Pensando em reduzir a demanda por energia, os designers Aileen Ooi e E Ian Siew criaram um acessório que pode ser acoplado a um ventilador comum e ajudar a refrescar os ambientes. Chamado de KYL, trata-se de um filtro de umidade que canaliza a saída do fluxo de ar para resfriar um ambiente fechado.




O KYL é capaz de baixar as temperaturas em 1,5 grau Celsius e também tornar o fluxo de ar em um ambiente mais agradável (um benefício para locais úmidos). Utilizando o princípio de Bernoulli para criar um efeito de resfriamento, o KYL vem com um filtro removível composto por pequenos pedaços de gel de sílica, que absorve a umidade do ar. Isso reduz a umidade na sala e podemos reutilizar o gel de sílica lavando-o e deixando-o exposto ao sol para secar, minimizando o uso de eletricidade. A remoção do filtro é fácil, pois o acessório vem com velcro.


Esteticamente falando, a KYL encobre o design tradicional dos ventiladores com um visual moderno. “De forma cilíndrica, o KYL é projetado com a ideia de ser limpo e simples. A forma da grade na frente do KYL é projetada para maximizar o fluxo de ar e também maximizar o efeito de funil. Além disso, o conceito funcional de ter vários funis, em forma de triângulos, foi projetado para ser bem misturado com o design da capa. Portanto, do ponto de vista de quem olha, é uma cobertura esteticamente agradável, enquanto que, vista de dentro, existem fileiras de prismas triangulares, que causam a diferença de pressão”, explicam os designers.

O KYL é fabricado com plástico de polipropileno e, para as tiras, é usado couro, que será enrolado nas grades dos ventiladores de pé. O couro pode ser esticado, permitindo que o KYL se adapte a qualquer design de ventilador. O acessório foi o vencedor do prêmio de jovem designer da IKEA Cingapura 2018 e parece uma opção promissora para várias residências. Não é à toa que o utensílio também foi eleito na categoria de voto popular.

12 visualizações

Seu hotel está aqui!

© 2020 por Instituto CEV. Orgulhosamente criado por Novo Turismo

Ligue:

(19) 99628-6532

Endereço: 

Rod.Cônego Cyriaco S. Pires KM 11 -

(Sítio dos Pinheiros) Monte Mor - SP

 

Receba as ultima noticias do CEV no seu e-mail: 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
  • Amazon - Black Circle