top of page

7 ações de consumo consciente para a Semana do Meio Ambiente

O que cada um de nós pode fazer pelo Meio Ambiente? No calendário sugerido pelo Instituto CEV, conheça 7 atitudes diárias para termos mais bem-estar para todos



Nas celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, é importante lembrar que somos parte do ciclo ambiental, do qual dependemos para viver. Para o nosso próprio bem-estar, todos devem se empenhar, juntos, para preservar esse equilíbrio de desenvolvimento econômico e social que preserve e recupere os recursos naturais de nosso planeta: governos, empresas e cidadãos. Cada um de nós, nos diversos papéis que assumimos nos nossos cotidianos, pode praticar o consumo consciente em todos os lugares – em casa, na escola, no trabalho ou nos espaços públicos em que convivemos nas cidades.

A seguir, veja uma lista de atitudes que você adotar durante a Semana do Meio Ambiente em diversas situações do dia a dia. Provavelmente, ao experimentar mudar seus hábitos durante uma semana, verá que poderá incorporá-los de maneira permanente em seu cotidiano.


CALENDÁRIO CEV DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


SÁBADO – 30 de maio

Água: feche a torneira ao escovar os dentes Quem deixa a torneira aberta durante a escovação durante 1 minuto desperdiça 14 litros de água! Se toda a família usar o volume de um copo de água só para enxaguar a boca, em apenas um mês, o volume economizado é suficiente para 40 anos de escovação de dentes da família toda.


DOMINGO – 31 de maio

Energia: reduza o tempo de banho no chuveiro elétrico O gasto de energia elétrica de um chuveiro ligado é equivalente ao de 45 TVs ao mesmo tempo. Que tal diminuir o seu tempo de banho?


SEGUNDO-FEIRA – 1 de junho

Alimentos: faça uma receita que aproveite cascas e talos de frutas e vegetais Essas partes, que geralmente são desperdiçadas e geram mais resíduos, podem compor pratos nutritivos e deliciosos!


TERÇA-FEIRA – 2 de junho

Mobilidade: faça trechos curtos a pé ou de bicicleta. E organize esquemas de carona! A queima de combustíveis fósseis como a gasolina e o diesel é uma das principais responsáveis pelo aquecimento global, que ameaça o nosso bem-estar. Por isso, sempre que possível, mesmo que em trechos curtos, dê preferência ao deslocamento a pé ou de bicicleta – o que, de quebra, serve como uma dose diária de exercício físico. Um esquema de caronas coletivo também ajuda a ter o melhor aproveitamento do combustível e do veículo.


QUARTA-FEIRA – 3 de junho

Moda: promova uma feira de trocas de roupa com os amigos Na hora de comprar uma roupa, reflita: você precisa mesmo de uma nova? Talvez seja mais interessante fazer trocas, com os amigos e familiares, de peças que não estão mais em uso. É divertido e economiza recursos naturais: a produção de apenas 1 calça jeans, por exemplo, consome 10 mil litros de água!


QUINTA-FEIRA – 4 de junho

Eletrônicos: faça a destinação correta dos celulares e eletrônicos que estão na gaveta É preciso fazer a destinação adequada de celulares e de eletrônicos, já que seus componentes podem conter metais pesados e outros contaminantes. Caso o aparelho ainda esteja funcionando, tente doar ou vender para outra pessoa que precise. Se não for possível estender a vida do aparelho, destine-o a um posto especializado de coleta ou entregue à operadora do celular ou do fabricante.

SEXTA-FEIRA – 5 de junho

Bem-estar para todos: crie uma horta em casa ou na sua comunidade Procure um canto ensolarado na sua casa para cultivar algumas plantas que sirvam de tempero como salsinha, cebolinha, hortelã e manjericão. Assim, você sempre terá os ingredientes frescos à disposição, mais nutritivos, saborosos e saudáveis. Se houver mais espaço, você pode investir em verduras e até árvores frutíferas – e convocar vizinhos para participar da manutenção e, claro, da colheita.

14 visualizações0 comentário

Seu hotel está aqui!

bottom of page