EDUCAÇÃO DA VIDA

Este projeto se justifica a partir da demanda encaminhada por alguns serviços socioassistenciais, saúde e educação onde necessitam do atendimento a crianças e adolescentes que vivenciam situação de vulnerabilidade social e que de alguma forma estão com seus direitos violados.

A execução deste projeto propicia o exercício da  cidadania  emancipatória,  fortalecendo uma  ampla  convivência comunitária  por  meio  de  ações  integradas  e  complementares  ao  desenvolvimento cultural,  educacional  e  psicossocial  do público alvo.

Como um instrumento que  se acrescenta  a  inúmeros  outros aspectos da  vida, pela  compreensão  e  valorização  da  existência  humana,  resgatando,  fortalecendo e  divulgando  a  cultura  popular de dança e arte. Em linhas gerais, o público alvo (crianças, adolescentes e jovens) com e sem deficiência que será beneficiada na aprendizagem de modalidades. A proposta apresentada nesse projeto tem como importância, não só trabalhar atividades que envolvam artes, música e dança, mas também para o reconhecimento corporal, suas possibilidades, limitações espaciais, temporais, laterais, o cuidado com a vida e bem estar físico e mental. Desenvolver potencialidades como percepção, observação, imaginação e sensibilidade que podem contribuir para a consciência do seu lugar no mundo e para a compreensão de conteúdos. O aprendizado passa pelas mãos a partir de experiências vivenciadas.

OBJETIVO GERAL

Incentivar o protagonismo juvenil e fortalecer os vínculos familiares de 50 crianças,  adolescentes e jovens, que encontram-se em situação de vulnerabilidade ou risco social, através do desenvolvimento de atividades de dança e de arte, trabalhando a coordenação motora, a psicomotricidade, criatividade e organização.

Proporcionar com a arte e a dança, o benefício emocional – para auxiliar o usuário a explorar seus sentimentos, adquirindo maior autoconfiança; Benefício social – para promover a tolerância, interação, trabalho em equipe, disciplina, respeito e apreço pelos outros; Benefício cultural – para fomentar o interesse na arte e na dança, além de incentivar o interesse em novas culturas; Benefício intelectual – estimular a criatividade, desenvolver o raciocínio, potencial inventivo, compreensão de conteúdos e construção de conhecimentos.

PROJETOS

Atividades Socioeducativas (rodas de conversa, dinâmicas e meditação)

Com várias ações que privilegiem e respeitem a identidade, a individualidade, os valores e as expectativas das crianças e das adolescentes no processo socioeducativo em conjunto com o desenvolvimento da autoestima e, na busca o desenvolvimento, a integração social, e o acesso à informação.

 

Realizado: Diariamente

Atividades Socioeducativas (roda de leitura)

Através do desenvolvimento da autoestima, na integração social, e o acesso à informação, a roda de leitura desenvolve a oralidade, leitura e interpretação do texto juntamente com a realidade vivenciada.

 

Realizado: Todas as quintas-feiras

 

Atividades Socioeducativas (cinemoteca)

Desenvolver através de filmes um olhar crítico para as relações sociais, suas histórias e possibilitar a ressignificação de seu contexto social, possibilitando desenvolvimento de seu protagonismo.

 

Realizado: segunda quarta-feira do mês 

Apoio Escolar

 

Utilizando o Método Montessori para reforçar o aprendizado da educação formal obtida na escola.

 

Realizado: Diariamente

 

Horta, Jardinagem e Vida Prática

 

Conscientização de alimentação saudável para as famílias, inserção de novos alimentos para as crianças, propiciar também o fortalecimento de convivência e vínculos familiares. Consciência de organização dos ambientes residenciais para estimular a convivência familiar mais harmoniosa. Estimular também a vida prática, propiciando ao assistido a maior independência possível em sua vida adulta.

 

Realizado: Horta e jardinagem – semanalmente

                  Vida prática - diariamente

 

Música

 

Trabalhar o estímulo à expressão, comunicação e espontaneidade. Desenvolver no atendido o pensamento crítico e autodisciplina. Através do ensino da música melhorar o desenvolvimento cognitivo, matemático e habilidades de leitura. Estimular o conhecimento da cultura musical.

 

Realizado: para eventos e apresentações

 

Artesanato

 

Com recursos variados, para conhecimento das cores, incentivo à criatividade, desenvolvimento das habilidades motoras manuais, atenção e concentração. Envolver as famílias na coleta de material reciclável fortalecendo a interação com as atividades dos filhos e ampliando, desta forma, os momentos de convivência.

 

Realizado: Terça e Quarta-feira

 

Normalização

 

Estimular e desenvolver aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo. Desenvolve as aptidões perceptivas como meio de adaptação do comportamento psicomotor. Propicia o desenvolvimento das qualidades físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico. Estimula a capacidade de expressão individual por meio de movimentos criativos. Favorece a socialização. Criar e ampliar a consciência de autorrespeito e aumento da autoestima

 

Realizado: Diariamente

 

Inclusão Digital

Democratização do acesso às tecnologias da informação, de

forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação, simplificando a sua rotina diária, maximizando o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

 

Realizado: Segunda-feira  

 

Reunião de famílias

 

Acontece uma vez por mês, desenvolvida pela equipe técnica (psicólogo, assistente social, pedagoga) atuando através de temas diversos, orientando e esclarecendo dúvidas em relação a limites, comportamentos, relacionamentos conflituosos em família e outros assuntos que se mostrarem necessários.

 

Realizado: última sexta-feira do mês

 

Corpo e Dança

 

Acontece semanalmente, sendo trabalhados elementos de dança de salão e dança contemporânea, bem como atividades de desenvolvimento corporal e neuropsicomotor (consciência corporal, lateralidade, noção espacial, entre outras).

 

Movo e Desenvolvo

 

O projeto de esportes acontece semanalmente com o objetivo de incentivar nossos assistidos com necessidades de qualquer natureza a brincar, correr e praticar atividades físicas, utilizando da melhor maneira o ótimo espaço de que dispomos, Contribuindo para a formação de cidadãos com auto conhecimento e reconhecimento de suas potencialidades, através do incentivo ao respeito, observância de regras, cooperação,  convivência em grupo e aprendizado constante.

© 2020 por Instituto CEV. Orgulhosamente criado por Novo Turismo

Ligue:

(19) 99628-6532

Endereço: 

Rod.Cônego Cyriaco S. Pires KM 11 -

(Sítio dos Pinheiros) Monte Mor - SP

 

Receba as ultima noticias do CEV no seu e-mail: 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
  • Amazon - Black Circle